terça-feira, 17 de janeiro de 2012

De Bará a Oxalá - XAPANÃ

por Pauline de Yemanjá Bocí


XAPANÃ



Xapanã é o nono Orixá do Orumalé. Deus das Doenças Materiais e Espirituais, é um Orixá muito forte e conhecido por sua fúria e vingança. Carrega consigo uma cabaça com búzios representando o Feitiço. Dono das Doenças e do Feitiço, responde pelo processo de desencarne. Com sua vassoura limpa as energias negativas levando todo o mal. Conta a lenda de Xapanã que ele fora abandonado por sua mãe Oxum por causa de sua doença (lepra) e Yemanjá (Nanã Borocum) lhe achou no lodo e o acolheu. Xapanã cresceu e se tornou o homem mais bonito, apesar da doença que lhe acometia a pele. Certo dia, Oxum pergunta a Yemanjá (Nanã Borocum) quem era aquele belo homem que com ela estava, Yemanjá responde que era o filho que ela tinha renegado. Os filhos de Xapanã geralmente tem manchas pelo corpo, cicatrizes e secreções que perduram a vida toda.

CLASSIFICAÇÕES DO ORIXÁ XAPANÃ


Jubeteí

Xapanã anda coberto da cabeça aos pés com palha-da-costa para esconder a lepra. Yemanjá cria Xapanã desde pequeno tornando-o forte e saudável. 

Sapatá

Dono do Feitiço, os serviços mais comuns feitos para Xapanã são para corte de feitiços ou demandas. A vassoura representa a palha que ele vestia que carrega e varre todo o mal e da mesma forma ele se protegia dos Eguns.

Belujá

Xapanã Belujá junto com Oyá Timboá responde pelos cemitérios. Xapanã é um Orixá de Epô (azeite de dendê).

A forma de saudar Xapanã é ABÁO. O dia da semana de Xapanã é quarta-feira. As cores correspondentes são: Xapanã Sapatá e Xapanã Jubeteí são o vermelho e preto. A cor de Xapanã Belujá é lilás escuro.

Suas ervas caracteristícas são: guiné, oro, alevante, dinheiro em penca, fortuna, barba-de-pau (cipó cabeludo), gervão, onda do mar (vermelha), losna, absinto, concorosa, picão, erva-de-arumbeva, café (folha), beringela roxa (folha), funcho, mastruço (mastruz ou menstruz), urtiga, carqueja, carquejinha, videira (folha), suspiro, quebra pedra. 

Os Adjuntós de Xapanã são:

Xapanã Jubeteí com Oyá, Obá
Xapanã Sapatá com Yansã, Obá
Xapanã Belujá com Yansã, Oxum Olobá


Xapanã rege os seguintes órgãos: pele, intestino grosso, ânus, sangue e bexiga. A oferenda (frente) feita para Xapanã leva milho torrado, feijão torrado, amendoim torrado e dendê. 

O Assentamento de Xapanã leva uma vassoura, cachimbo, gadanha, relho de crina de cavalo, revolver e chicote. 
O Ocutá (ponto principal entre o Orixá e a pessoa) é em forma de um tecido varioliforme e bexigoso ou em forma de um porongo.

Neste link você pode acessar no Youtube a Reza de Xapanã na Nação Cabinda

O próximo Orixá será Oxum.
Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail danieladeoxumademum@gmail.com

Axé a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário